Retratos de Barro

Hoje trago algumas fotografias da exposição Retratos em Barro de Rafael Bordalo Pinheiro, a qual visitei este fim de semana.

Rafael Bordalo Pinheiro é reconhecido essencialmente pela sua cerâmica, mas neste caso apresenta aqui uma faceta menos exposta de escultor em barro.

Fazem parte desta colecção bustos de diversas personalidades da época e personagens anónimas da sociedade. O material base é o barro, apresentando-se em algumas esculturas como o acabamento final, sendo que noutras são visíveis diferentes técnicas e estudos de vidrados.

O título "Retratos" adequa-se perfeitamente à exposição, pois as esculturas retratam de forma tão realística as expressões, que muitas das vezes chegam mesmo a parecer verdadeiras. Sem recurso ao modelo real as esculturas foram moldadas a partir de fotografias ou simplesmente de memória.

Um dos trabalhos que gostei particularmente foi o busto do escritor e jornalista Tito de Carvalho, o olhar cabisbaixo, com a cabeça ligeiramente rodada transmite uma sensação de tristeza simplesmente tocante.

Para quem queira visitar a exposição ela está patente até 8 de Janeiro de 2012, com entrada livre.

Rapaz com gato
Negra
Pai Paulino
Tito de Carvalho
Sousa Martins
Eça de Queiroz
Guilherme de Azevedo
Maria Visconti
Partilhar :
 
Copyright © 2011. Words + Photos - All Rights Reserved