GERAÇÕES DO FADO @ TEATRO TIVOLI


No passado dia 18 de novembro, o Teatro Tivoli, em Lisboa, recebeu o espetáculo “Gerações do Fado”, uma iniciativa do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal para assinalar o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo.

Embora Ângelo Freire seja reconhecido pelo dedilhar da guitarra, foi a cantar “Fadista Louco” que entrou no Teatro Tivoli, por entre a plateia. E não só da plateia surgiam os músicos, também dos camarotes podemos ouvir as vozes de Celeste Rodrigues e Elsa Casanova que entre outros temas cantaram em dueto “Guitarra Triste”.

Cuca Roseta foi a próxima a pisar o palco com a interpretação de “Nos teus braços”, para em seguida se lhe juntar Cátia Garcia e juntas cantarem “Lisboa a namorar”.

Os acordes de “Verdes Anos” de Carlos Paredes surgiram da guitarra de Ângelo Freire e envolveram toda a sala. Ainda antes do intervalo o músico recordou Fernando Alvim, um dos grandes nomes do fado que por motivos de saúde não pode estar presente nesta noite, mas que participou com a sua voz gravada no tema “Meu amor vem ver o rio”.

Na segunda parte, “Acordem os Fadistas” foi interpretado por Marco Rodrigues, que também acompanhou a jovem Diana Vilarinho no “Poema desfeito”. De seguida, foi ao som de “Cravo de São João” que mais duas gerações se juntam em palco: José Rato e Beatriz Felício.

Joana Amendoeira inicia a sua passagem pelo palco com “Rosa Maria”, cantando posteriormente em dueto “O que eu digo à saudade” com Teresinha Landeiro. O jovem Michael Gomes, tal como Ângelo divide-se entre o canto e a guitarra e os dois trocam de papéis primeiro em “Fado Cravo” e depois em “Alexandrino Antigo”.

As palavras de José Luís Tinoco em “No teu poema” foram brilhantemente interpretadas por Ângelo Freire acompanhado ao piano por Canoa, a que se seguiu, para terminar, o último convidado da noite, Carlos do Carmo que entre outros temas cantou o clássico “Lisboa Menina e Moça”.

Foi sem dúvida um espetáculo diferente com várias visões e gerações que vivem e interpretam o fado cada uma à sua maneira, mas que juntos responderam ao desafio de juntar nomes consagrados, com jovens fadistas que agora começam a despontar nas Casas de Fado.

Galeria de fotos | [link para álbum de fotos completo]














Agradecimentos | Produtores Associados
Texto e Fotografia | Vânia Marecos
Partilhar :
 
Copyright © 2011. Words + Photos - All Rights Reserved